image

O Cânion Fortaleza é o maior de todos os cânions do Brasil, não em comprimento, mas em grandiosidade. Seus paredões têm por volta de 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza e é considerado uma das maiores formações deste tipo com vegetação da América Latina.

Há 3 trilhas que podem ser realizadas no Cânion Fortaleza. Duas delas podem ser feitas por conta, sem a presença de um guia, já a terceira, recomendamos que seja feita apenas com o acompanhamento de um condutor local devido às suas características e riscos inerentes da atividade.

Trilha do Mirante: É a trilha que leva ao ponto panorâmico mais alto do cânion e que oferece a melhor vista. Tem um percurso de 3,5 km (ida e volta) e uma subida um pouco cansativa na parte final, mas nada que você tenha que se preocupar, a recompensa vale a pena. Se optar, existe a possibilidade (opcional, paga a parte), de descer este trajeto por meio de uma tirolesa de 720 metros de extensão, ando por um vão livre a 900 metros do solo; esta tirolesa é considerada a mais alta das américas, a quase 1.100m de altitude.

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto: Esta caminhada apresenta um percurso de 2 km (ida e volta), sendo que o trecho é quase todo plano. Para chegar ao mirante da cachoeira do Tigre Preto é preciso atravessar o rio por cima da cachoeira, e seguir até a parte frontal da queda, ponto incrível para fotos e contemplação.

Trilha da Pedra do Segredo: A trilha da Pedra do Segredo é a sequência da trilha da Cachoeira do Tigre Preto. Basta continuar por mais uns 500 metros do ponto do mirante para visualizar a pedra e seus segredos. É formada por um bloco monolítico de 5 metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas, que se equilibra em uma base de cerca de 50 centímetros de diâmetro.

Trilha da Borda Sul: A Trilha da Borda Sul é uma das principais atrações do Parque Nacional da Serra Geral, com cerca de 7 km de extensão, a trilha segue a borda do cânion Fortaleza e oferece uma vista panorâmica deslumbrante da paisagem preservada da região, inclusive com ângulos exclusivos dos paredões e suas cachoeiras.

Para conhecer estes locais, é necessário subir a serra do faxinal e cruzar pela cidade gaúcha de Cambará do Sul, distante cerca de 65 km do centro de Praia Grande.

Enfatizamos que não é permitido o o aos parques com pets no Parque Nacional.

Ingressos: podem ser adquiridos pelo site da concessionária.

Show all timings
  • Terça-feira08:00 AM - 05:00 PM
  • Quarta-feira08:00 AM - 05:00 PM
  • Quinta-feira08:00 AM - 05:00 PM
  • Sexta-feira08:00 AM - 05:00 PM
  • Sábado08:00 AM - 05:00 PM
  • Domingo08:00 AM - 05:00 PM