O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul é formado por um consórcio intermunicipal que abrange sete municípios: quatro de Santa Catarina (Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande) e três do Rio Grande do Sul (Cambará do Sul, Mampituba e Torres). 5n3k5k
O território tem sua história geológica iniciada há aproximadamente 250 milhões de anos, registro final dos episódios de preenchimento da bacia do Paraná e sua relação com o rompimento do supercontinente Gondwana e abertura do Oceano Atlântico Sul.
O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é um território que promove o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida para toda a população. Oferece conhecimento, segurança e conforto para o visitante, ao proporcionar experiências memoráveis e sensibilização ambiental/cultural. Por estes motivos, seu papel é tão importante dentro do contexto global.
O trabalho é realizado de acordo com as prerrogativas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um plano de ação global com intuito de eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. O Turismo é uma importante atividade econômica do território, atrelado a educação e conservação.