image

Sobre Praia Grande l5d3p

Praia Grande: a Capital dos Canyons 614i8

O município de Praia Grande está localizado no extremo sul catarinense, sendo ele o destino turístico indutor, ou seja, o principal fomentador da atividade e mais bem preparado de toda região para atender seus visitantes. 3hl5j

A cidade também é conhecida como a Capital dos Canyons, por ter em seu território 11 canyons, dentre eles os principais dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, tais como o Itaimbezinho, Malacara, Índios Coroados, Molha Coco além de vários outros e nossa zona rural é repleta de rios e cascatas de águas límpidas e cristalinas.

Praia Grande é também a sede istrativa do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, recebendo destaque por possuir considerável reserva florestal, com rica fauna e flora e apresentar formações geológicas de relevância internacional de incrível beleza cênica, além da sua organização e estruturação para receber convidados.

Na Capital dos Canyons vivem cerca de 8.270 mil habitantes, de acordo com o último censo de 2022, distribuídos entre a zona urbana (59,13%) e rural (40,87%).

Cultura Local: música, festas típicas e artesanato 216b6k

Praia Grande herdou o seu nome dos tropeiros que, ao avistarem os imensos espraiados de seixos rolados às margens dos rios, denominaram  “Praia Grande”. Hoje, é conhecida no meio turístico e por seus visitantes como a “Capital dos Canyons” devido a suas características naturais.

Tem-se o conhecimento que suas terras foram originalmente habitadas por populações nativas das etnias Guaraní, Xokleng e os Kaingangs. Foram eles responsáveis pela abertura das primeiras picadas e trilhas que conectavam a parte baixa com o alto da serra.

Mais tarde, no século XVIII, data das primeiras roças e roçados dos vales praigrandenses, iniciadas por peões, agregados e escravos das estâncias serranas. São provas disso, a comunidade tradicional dos remanescentes de quilombola de São Roque e a comunidade de Mãe dos Homens, antigamente conhecida como Roça da Estância. A partir do século XIX intensifica-se a chegada de imigrantes europeus, principalmente descendentes das colônias alemãs e portuguesas rio-grandenses.

Os italianos, por sua vez, também deram a sua contribuição na formação do povo praiagrandense, vindos do alto da serra e dos vales catarinenses.

Mas, sem dúvida, nesse período, os tropeiros foram os que mais contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Criaram entrepostos comerciais para troca de mercadorias e para atender a demanda dos transportes que se dava através das mulas.

A cidade foi desenvolvendo-se, criou-se as principais casas de “secos e molhados” e a Vila Rosa ou a tornar-se um polo comercial. O principal caminho que ligava a serra ao litoral era por Vila Rosa. A chegada da igreja episcopal e a construção de uma igreja católica fez com que a cidade crescesse às margens do rio Mampituba.

Ampliaram-se os caminhos e, na década de 1940, foi aberta a primeira rodovia que conectava Praia Grande a região Norte do Estado de Santa Catarina, a SC-108, Rodovia Nereu Ramos.

A partir de então, a cidade só tinha a crescer. No ano de 1958, os praiagrandenses conseguiram a tão desejada emancipação política, tornando-se mais um município catarinense.

Desde então, Praia Grande vem prosperando na sua formação, tendo como principais fontes de renda a Agricultura, Turismo e Comércio. A Capital dos Canyons se destaca pelas belezas naturais, assim, em 1959 foi criado o Parque Nacional de Aparados da Serra e em 1992 o Parque Nacional da Serra Geral.

Dentro deste contexto, surgiu o povo praiagrandense, com grandiosa diversidade cultural, étnica e unido para a construção de um futuro melhor para todos.

Como chegar 6w1l5m

O Município de Praia Grande está localizado na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, distante 270 km de Florianópolis – conhecida como Ilha da Magia, a capital dos catarinenses –  205 km de Porto Alegre, a capital dos gaúchos, que são as respectivas metrópoles com aeroportos internacionais,  que oferecem distintos serviços ao visitante, dentre eles lojas de aluguel de veículos e casas de câmbio. Os aeroportos mais próximos são: Jaguaruna, Porto Alegre, Caxias do Sul e Florianópolis.

Principais Distâncias: 58392b

Florianópolis: 270 Km
Caxias do Sul: 230 Km
Porto Alegre: 205 Km
Jaguaruna: 130 Km
Gramado: 150 Km
Cambará do Sul: 38 Km
Torres: 35Km

Praia Grande

Recomendações 454a2a

Antes de mais, vale salientar que a principal motivação aqui são atividades na natureza para contemplar e celebrar a vida ao ar livre. Por este motivo, alguns cuidados são necessários para que você possa realizar suas atividades.

Orientamos nossos visitantes a sempre levar consigo alguns itens para facilitar sua vida e trazer conforto e segurança:

– Tenha sempre consigo uma mochila de duas alças para colocar seus pertences e ficar com as mãos livres. Evite bolsas a tiracolo que podem atrapalhar e desequilibrar você na trilha.

– Carregue sempre água, protetor solar, repelente, agasalho corta vento / capa de chuva e algo para comer (bolacha, barra de cereal, chocolate, frutas, sanduíches, ovo cozido são boas opções).

– Possuir uma lanterna e seus medicamentos de uso frequente também são interessantes.

– Evite ir para as trilhas sem calçado fechado que projeta os dedos e tornozelos.

– Telefone carregado é importante não somente para bater fotos, mas também para contatar socorro em caso de alguma necessidade, como carro quebrado, por exemplo.

– Em muitos locais, ainda não estão cobertos por serviço de telefonia móvel, por isso é bom estar sempre acompanhado.

– Devido a nossa formação geológica, o micro clima é instável e pode mudar rapidamente, verifique sempre as condições meteorológicas.

– Em caso de chuva, fique atento ao nível do rio para não ser surpreendido por uma crescente repentina.

– Utilize roupas leves estilo academia (evite calça jeans, você está indo praticar atividade física e não indo para balada); use meias grossas e de cano alto; tenha calçado resistente para trilha (não bonito para shopping); leve boné; vista uma roupa de banho por baixo; leve uma toalha, muda de roupas secas e calçado extra para deixar no carro.

– Em dias de vento intenso, atenção ao realizar atividades entre paredões muito fechados, sempre existe a possibilidade de algum bloco de rocha se desprender. Não esqueça, você está em uma região geologicamente ativa.

– Na região dos campos de cima da Serra, onde a temperatura é cerca de 5 a 7 graus a menos que na parte de baixo da encosta, existe um fenômeno típico na região chamado de Viração, que é uma espécie de névoa que surge inesperadamente tirando completamente a visão dos pontos de referência, ocasionando a desorientação de grupos.

– Todo o Território é formado por um dos derramamentos basálticos de maior proporção do planeta. O basalto, por se tratar de uma rocha com grande quantidade de ferro, faz com que as bússolas não sejam eficazes na orientação e mesmo com aparelhos eletrônicos é difícil a navegação se não conhecer bem os locais.

– Contrate um Guia de Turismo e/ou condutor local e Líder em turismo de aventura para lhe oferecer além de importantes informações sobre nosso território, também qualidade e segurança à sua visita e assim poder voltar tranquilo para casa.

Meios de Hospedagem b4p1g

Nosso município tem à sua disposição ampla oferta de distintas opções de meios de hospedagem, em distintas localidades e propostas que visam atender todos os gostos e bolsos.

Possuímos locais requintados, com serviços especializados, incluindo SPAs, chalés completamente equipados com cozinha, lareira e banheiras, hotéis e pousadas com todos os serviços incluídos e campings com todos os recursos necessários.

Gastronomia 5j3s3a

A rede de restaurantes que oferecemos é bem diversa, com amplas possibilidades para saborear diferentes temperos ao longo de sua estadia, se quiser, não precisa repetir nenhum dia, mas caso tenha se agradado de algum de sua preferência, tenha certeza que o estabelecimento terá prazer em recebê-lo novamente.